ONU diz que mulheres contribuem para a erradicação da pobreza

Ouvir /

Organismos das Nações Unidas afirmam que muitas atividades diárias focam em trabalho do campo e na agricultura.

Foto: ONU/Hien Macline

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

No âmbito do Dia Mundial da Erradicação da Pobreza, neste 17 de outubro, a Rádio ONU em Maputo conversou com a representante interina da ONU Mulheres Florence Raes.

Para a representante, a data serve de reflexão, porém defende que as mulheres contribuem para a erradicação da pobreza em Moçambique.

"Nas comunidades e famílias mais necessitadas as mulheres se desdobram para poder prover com alimentos, trabalhar no campo, o que de certa forma diria a sociedade, políticas públicas poderiam fazer para contribuir na erradicação da pobreza seria realmente valorizar o papel da mulher, o papel que elas já vêm desempenhado, mas muitas das vezes está sendo invisível ou não esta sendo protegido pelas políticas públicas."

Preconceitos

Florence Raes afirma ainda que um dos desafios da ONU Mulheres é quebrar os preconceitos, um fator que pode contribuir positivamente para a erradicação da pobreza.

"O primeiro desafio seria realmente quebrar alguns preconceitos, estereótipos que ainda permanecem em todas esferas tanto veiculados pelos media, pelas normas sociais, e Moçambique não é nenhuma exceção. Esse seria o principal desafio ainda, realmente transformar as mentalidades para dar o seu devido lugar à mulher e à rapariga na sociedade." 

Já o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, Castro Camarada, adianta que a fome e a pobreza são indissociáveis. Ele conta que a FAO tem trabalhado para acabar com a pobreza.

"Nós temos estado a fazer advocacia no sentido que se adoptem políticas em alguns casos. Para aqueles que são muitos vulneráveis será necessário adoptarem políticas de carácter social que complementem as outras que visam estimular, aumentar a produção e produtividade agrícola no meio rural. É uma questão esta da pobreza que está muito ligada aos sistemas de produção e economia no meio rural, que isso facilitará de facto o aumento do rendimento das famílias rurais e isso contribuirá significativamente para a redução da pobreza." 

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se a 17 de outubro. A data foi comemorada pela primeira vez em 1992, com o objetivo de alertar a população para a necessidade de defender um direito básico do ser humano.

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, definidos no ano de 2000.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031