OIT debate geração de empregos nas Américas

Ouvir /

Agência da ONU reuniu 400 representantes dos países do continente em encontro em Lima, Peru; representante da OIT no Brasil disse que país se destacou nesse setor.

Foto: OIT

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, debate a situação do trabalho nas Américas na 18ª Reunião Regional Americana, em Lima, no Peru.

O encontro, que acontece a cada quatro anos, reúne 400 representantes dos países da região até quinta-feira, na capital peruana. Eles vão discutir os desafios relacionados à geração de empregos e também à regulamentação do trabalho informal.

Desemprego

Segundo a agência da ONU, o desemprego tem diminuído na região, mas o déficit de trabalho decente continua.

A representante da OIT no Brasil, Laís Abramo, é uma das participantes da reunião. Em entrevista à Rádio ONU, ela disse que o Brasil tem se destacado no setor.

"Sempre que a gente fala das médias da América Latina, o Brasil pesa muito, até mesmo por uma questão quantitativa. Mas o Brasil se destacou nesse período exatamente pelo vigor de suas políticas de combate à pobreza, redução das desigualdades sociais, dimensão do desemprego e geração do emprego formal. E também, o aumento do salário mínimo."

Mas Abramo afirmou que o nível de desenvolvimento econômico do país está muito baixo. Segundo ela, é importante que se consiga retomar o crescimento econômico porque ele é uma das condições necessárias para a geração de empregos.

Conquistas

A diretora regional da OIT, Elizabeth Tinoco, disse que "os países da América Latina e do Caribe vão discutir até quinta-feira as medidas que devem ser implementadas para manter as conquistas trabalhistas dos últimos anos".

Ela citou que a taxa de desemprego caiu de forma notável na última década, mas a informalidade não. Tinoco afirmou que existem 130 milhões de trabalhadores informais na região.

Além da informalidade, os representantes dos países vão discutir também outras questões como o emprego juvenil, proteção social, fortalecimento das instituições e o diálogo social.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031