No Quénia, Ban apoia plano para rede de transporte sustentável em África

Ouvir /

Ministros de 42 países adotam medida com vista a reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover o uso de transportes não-motorizados; em Nairobi, índice de poluição do ar chega a ser sete vezes maior do que o recomendado pela OMS.

Acordo promove transporte sustentável em África. Foto: Banco Mundial

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Ministros de 42 países africanos lançaram esta quinta-feira na capital do Quénia, Nairobi, um plano de ação para promover um sistema de transporte sustentável no continente.

A iniciativa visa reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, por meio da promoção do uso de transportes não-motorizados, do desenvolvimento de transportes públicos de qualidade e pelo aumento dos investimentos em tecnologias limpas.

Compromisso

O acordo foi assinado na presença do presidente queniano, Uhuru Kenyatta, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Kenyatta ressaltou que a Agenda 2063 da União Africana identifica os transportes e a interconectividade como pontos-chave para o desenvolvimento económico e social do continente.

O chefe da ONU elogiou os governos africanos pela iniciativa e pelo compromisso em desenvolver uma infraestrutura de transporte em áreas rurais e urbanas que seja "confiável, moderna, sustentável e acessível".

Riscos para Saúde

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, impactos da poluição do ar matam 7 milhões de pessoas por ano no mundo, quatro vezes mais do que a sida e a malária juntas.

Somente no Quénia, a rápida urbanização pode dobrar as frotas de carros do país em apenas seis anos, uma situação que põe em risco o bem estar e a saúde da população.

O Programa Mundial da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, também cita estudos sobre os níveis de poluição em Nairobi, que chegam a ser sete vezes mais altos do que o recomendado pela OMS.

No lançamento do plano, o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que existe uma janela de oportunidade para diminuir as ameaças da mudança climática e garantir aos africanos um sistema de transporte limpo e eficiente.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031