No Djibuti, secretário-geral discute segurança alimentar e terrorismo

Ouvir /

Ban Ki-moon encoraja a nação do Corno de África a explorar todo o potencial de assistência da ONU para combater ações terroristas; no encontro com o primeiro-ministro, foi tratada ainda a situação dos refugiados.

Ban Ki-moon e Abdoulkader Kamil Mohamed. Foto: ONU/Evan Schneider

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

Como parte de sua viagem oficial ao Corno de África, o secretário-geral da ONU visitou o Djibuti esta terça-feira. Na capital do país, Ban Ki-moon encontrou-se com o primeiro-ministro Abdoulkader Kamil Mohamed.

Os líderes discutiram segurança alimentar e questões relacioanadas ao desenvolvimento, paz e segurança. A situação dos refugiados que residem ou transitam por Djibuti também mereceu a atenção da conversa entre Ban e Mohamed.

Direitos Humanos

Ao primeiro-ministro, o secretário-geral da ONU reforçou a necessidade de serem exploradas políticas e ações em apoio ao retorno seguro e voluntário de civis, assim como a importância do respeito aos direitos humanos.

Sobre o combate ao terrorismo, Ban Ki-moon informou o primeiro-ministro sobre o papel da ONU, em especial do Centro Contra-Terrorismo. Ban encorajou o Djibuti a explorar na totalidade a assistência que as Nações Unidas podem oferecer, incluindo construção de capacidade e conselhos técnicos.

Ébola

Mohamed e Ban Ki-moon também trataram da epidemia de ébola e a necessidade de ampliar o apoio internacional nos esforços contra o surto. Os dois líderes concordaram sobre os efeitos negativos que a quarentena e o estigma podem impor a funcionários de saúde.

O chefe das Nações Unidas também aproveitou sua passagem pelo Djibuti para reunir com funcionários da organização no terreno, que celebravam o Dia da ONU, marcado a 24 de outubro.

Apoios

No encontro, Ban disse que o terrorismo é uma preocupação grave para o Djibuti e para o mundo; falou sobre a ligação da paz duradoira com o desenvolvimento e a importância de se alcançar um acordo sobre o clima.

O secretário-geral afirmou que os três temas são relevantes para o país, pois a população já está a sofrer os efeitos da pobreza e da mudança climática.

Ban ressaltou que as Nações Unidas apoiam o desenvolvimento do Djibuti e elogiou o país por sua liderança, compaixão e solidariedade ao receber refugiados e migrantes. Ao governo e à população, o secretário-geral pediu que continuem os esforços em conjunto com as Nações Unidas em prol do futuro do país.

 

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031