Mulher rural pede infraestruturas e apoio financeiro em Moçambique

Ouvir /

Representante da União Nacional de Camponeses aponta formação como outra preocupação do grupo; festejos incluem feira agrícola, artesanal e uma palestra.

Dia Internacional da Mulher Rural. Foto: FAO

Ouri Pota,  da Rádio ONU em Maputo.

Numa mensagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher Rural, assinalado este 15 de outubro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon disse tratar-se de uma ocasião para apoiar o progresso económico da mulher que contribui plenamente para o futuro comum.

Em Maputo, a União Nacional de Camponeses, Unac, exibe uma feira agrícola, artesanal e uma palestra sobre a nutrição no dia 24 de outubro.

Festejos

A oficial de género da Unac, Flaída José Macheze, disse que a entidade, composta na sua maioria por mulheres rurais, agendou os festejos para a Vila da Manhiça localizada a norte de Maputo.

"Refletir sobre a nutrição, porque é que até hoje existem famílias que têm crianças mal nutridas? Então qual é o papel da mulher produtora que na maioria todos nós sabemos que a mulher rural é que produz? é que provê alimentos para sua família e o que é que a mulher rural pode fazer na sua família para melhor a alimentação?"

Flaída Macheze afirma que no seu dia-a-dia, as mulheres rurais reclamam pela falta de infraestruturas para armazenar os seus produtos depois da colheita.

Carrua

"Há falta de infraestruturas, as nossas mulheres continuam a produzir com enxada de cabo curto, pelo menos se elas conseguissem dinheiro para comprarem uma charrua isso já seria muito para elas, porque produziriam muito mais do que elas produzem atualmente. Os extensionistas que nós temos no pais são muito poucos para quantidade de camponeses que nós temos, então elas precisam saber novas técnicas para elas melhorarem a sua produção e produtividade "- acrescentou

O Dia Internacional da Mulher Rural reconhece o papel crítico e contribuição das mulheres rurais. No grupo estão inclusas mulheres indígenas que participam para o desenvolvimento agrícola e na segurança alimentar que contribui para a erradicação da pobreza rural.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031