Moçambique comemora o Dia Mundial da Visão sob lema "Stop Cegueira Evitável"

Ouvir /

No país cerca de 721 mil pessoas sofrem de deficiência visual, deste número 80% é considerado cegueira curável.

Dia Mundial da Visão. Foto: OMS/S.P. Mariotti

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo

O ciclo de palestras e diagnósticos de patologias oculares marcam o Dia Mundial da Visão que se comemora sob o lema "Stop Cegueira Evitável", numa iniciativa do Ministério da Saúde.

Em conversa com a Rádio ONU em Maputo, Francelina Cavele, médica oftalmologista do Hospital Central, disse que a cegueira evitável é todo o tipo de cegueira que pode ser tratada ou evitada.

No âmbito das doenças oculares, Cavele disse ainda que o plano nacional identificou como prioridade para os próximos cinco ano, as cataratas, glaucoma, erros de refração, tracoma e a retonopatia diabética, razão pela qual decorre o mapeamento para melhorar o controlo da doença.

"Primeiro identificar a prevalência destas doenças a nível da comunidade e depois intervir na eliminação das mesmas. Por exemplo no âmbito do tracoma estamos a fazer o mapeamento a nível do pais ainda, faltando a província de Sofala, depois de terminar o mapeamento teremos uma visão mais clara do que esta realmente a acontecer no país. Quanto à catarata e aos erros de refração também têm sido feitos estudos que ainda não estão concluídos, falta concluir a zona sul, fazem parte do plano nacional para os próximos cinco anos para pelo menos termos uma ideia de qual o número de pessoas infetadas para intervirmos com maior força."

Campanha

Segundo a oftalmologista pretende-se com a campanha reduzir o índice de pessoas que sofrem de deficiência visual.

"O objetivo deste programa é eliminar a cegueira evitável até 2020. Existem quatro pilares de ação que é o desenvolvimento de recursos humanos, o desenvolvimento de infraestrutura, o controlo destas doenças e o envolvimento comunitário. Com base nestes pilares nós vamos intervir."

A Rádio ONU conversou também com Rafael Bata, músico moçambicano e estudante de comunicação para saber quais os desafios enquanto indivíduo com deficiência visual.

"Os desafios são concluir primeiro a faculdade e crescer na minha profissão. Quando alguém perde a visão muitos até se suicidam mas todos aqueles que têm visão devem tratar a visão de uma boa maneira porque se perdem há quem não consiga fazer a vida sem ela", apelou o músico

O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde, OMS, e do Programa Visão 20/20, cujo objetivo principal é prevenir e tratar a cegueira. A data é marcada anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro. O dia se propõe a divulgar as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doençascomocatarata e glaucoma.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031