Líbia em perigo de aproximar-se do ponto de não retorno, diz enviado

Ouvir /

Representante da ONU fala de trabalho em curso em prol de um cessar-fogo; nas últimas semanas mais de 290 mil pessoas fugiram das suas casas após combates entre rebeldes islamitas e forças do governo.

Mais de 290 mil deslocados.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas na Líbia, disse que o país corre perigo de estar muito próximo do que chamou de "ponto de não retorno."

Bernardino León citou a situação das últimas semanas em declarações a jornalistas, esta terça-feira, em Trípoli. De acordo com a ONU, confrontos entre grupos armados no período fizeram mais de 290 mil deslocados em todo o país.

Rebeldes

Agências noticiosas informaram que dezenas de pessoas foram mortas na cidade oriental de Bengazi em combates entre rebeldes islamitas e forças do governo. Os distúrbios no país ocorrem desde o derrube do antigo líder, Muammar Kadafi, em 2011.

León disse que a ONU vai continuar a trabalhar para que seja alcançado um cessar-fogo, ao apontar o diálogo como o único caminho para sair da crise.

Em relação a prazos para um eventual acordo, disse achar que a comunidade internacional não poderá definir tal período, uma tarefa que atribuiu às partes envolvidas no país.

Processo Político

O enviado disse ainda que perante o início do processo político, deve ser dado algum tempo para que ambas as delegações trabalhem nas suas propostas.

O representante encontrou-se com a proeminente figura religiosa do país, o grande mufti Sadiq Al-Ghariani. Na reunião, disse ter dado informações sobre o diálogo e explicado acerca da iniciativa das Nações Unidas.

Leia mais em:

Chefe da ONU faz visita surpresa à Líbia e pede resolução da crise

ONU saúda diálogo para ultrapassar impasse político na Líbia

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031