Jovens congoleses dispersados à força após agressão a uma base da ONU

Ouvir /

Missão na República Democrática do Congo e forças do país garantem segurança da área da cidade de Beni, próxima ao Aeroporto de Mavivi; ONU congratula cirurgião Denis Mukwege pelo Prémio Sakarov.

Capacetes azuis protegem área atacada. 

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma multidão, maioritariamente composta por jovens, foi dispersada esta quarta-feira das instalações da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo, Monusco, na cidade de Beni.

A operação de paz refere, em nota, que os seus efetivos intervieram com  as forças de segurança do país africano e protegem actualmente a área do Aeroporto de Mavivi, na província de Kivu Norte.

Pedras 

Pela manhã, os atacantes em "grande número" lançaram pedras contra as instalações da Monusco. Noite de terça-feira, um ataque de jovens locais obrigou a missão a evacuar 12 funcionários das suas residências na área.

A Monusco relatou igualmente que uma patrulha que também integrava elementos das forças congolesas foi bloqueada por vários civis armados perto de Mbau, em Beni. Dois civis foram mortos e um outro ficou ferido. A missão disse que está a apurar os fatos sobre o incidente.

Prémio Sakarov

Num outro desenvolvimento, o representante especial do secretário-geral da ONU na RD Congo, Martin Kobler, felicitou o médico Denis Mukwege por ter sido agraciado pelo Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento do Parlamento Europeu.

Kobler disse que o prémio lança luz sobre a luta do cirurgião congolês no combate à violência sexual no país. Kobler disse que o galardão ressalta o compromisso internacional de apoi à paz e segurança no país.

Mandela

Desde 1988, o Prémio Sakharov é atribuído a pessoas ou organizações que lutam pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão.

Entre os recetores dos €50 mil estão o antigo líder sul-africano Nelson Mandela e as ativistas do Mianmar, Aung San Suu Kyi, e do Paquistão Malala Yousafzai.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031