Fórum da ONU quer políticas públicas que atendam as demandas da juventude

Ouvir /

Em evento em Baku, capital do Azerbaijão, centenas de participantes debateram diretrizes para ajudar os países na formulação de estratégias.

Foto: Fórum Global sobre Política da Juventude

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

Centenas de jovens, especialistas e representantes de governos encerraram nesta quinta-feira o Fórum Global sobre Política da Juventude. O encontro, em Baku, capital do Azerbaijão, contou com o apoio das Nações Unidas.

Os participantes pediram que a comunidade internacional revitalize o compromisso com políticas que atendam as necessidades da juventude, além de incluir a voz dos jovens no processo de decisão política.

Diferenças Regionais

A Rádio ONU ouviu a opinião da jovem portuguesa Joana Branco Lopes. Ela é presidente da Direção do Conselho Nacional da Juventude e secretária-geral do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

De Baku, Joana defendeu a construção de uma visão comum para a juventude, mas que respeite as diferenças regionais.

"É uma grande oportunidade para contactarmos tanto com jovens, com governos de todo o mundo e também com as agências das Nações Unidas. Enfim, esperamos de facto que possamos encontrar aqui uma plataforma comum de entendimento, mas temos noção de que não podemos ir muito ao detalhe porque aí vai ser difícil porque aí há muitas coisas que nos distinguem"

Qualidade de Vida

A  participante informou que Portugal assumiu a secretaria-geral do Fórum da Cplp. A presidência é mantida pela Guiné-Bissau, no momento. Joana Branco Lopes disse que a entidade trata de temas como saúde, qualidade de vida, cidadania e emprego, entre outros.

Em 1995, a ONU concordou com um Programa Mundial de Ação sobre Juventude. O encontro em Baku contou com a presença do enviado especial para a Juventude, Ahmad Alhendawi. Outros representantes de 30 países participaram do fórum, incluindo nações da África, da Europa, da América Latina e da Ásia.

*Com reportagem de Liudmila Blagonravova, enviada especial a Baku.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031