Especialista da OIT cita benefícios de se trabalhar quatro dias por semana

Ouvir /

Jon Messenger menciona artigos publicados por co-fundador do Google, Larry Page e bilionário mexicano, Carlos Slim; uma das razões é que muito trabalho é ruim para a saúde.

Benefícios de trabalhar menos um dia por semana. Foto: OIT

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O especialista da Organização Internacional do Trabalho, OIT, Jon Messenger, citou cinco boas razões para se trabalhar quatro dias por semana.

O chefe do Grupo de Condições de Trabalho da OIT afirmou que tem estudado o assunto desde que foi contratado pela agência, há 14 anos.

Ruim para Saúde

Ele cita vários artigos que mostram os benefícios de uma semana de trabalho reduzida, com depoimentos de empresários como o co-fundador do Google, Larry Page, e o bilionário mexicano, Carlos Slim.

A primeira razão mencionada por Messenger é a de que trabalhar muito é ruim para a saúde.

Ele explica que os custos de longas horas de trabalho são enormes. O resultado pode ser visto em doenças cardiovasculares, problemas nos sistemas digestivo e reprodutivo, além de problemas de saúde mental.

Uma semana de trabalho menor ajudará a criar mais empregos e com bons salários.

Horário de Trabalho

Ele cita que durante a última crise econômica na Alemanha, em vez de demitirem 20% dos funcionários, muitas empresas reduziram o horário de trabalho de todos os trabalhadores e assim evitaram o problema.

Messenger afirmou que as pessoas são mais produtivas com uma semana menor apesar da percepção de que com mais horas de trabalho os funcionários produzem mais mercadorias ou serviços.

O especialista da OIT afirmou que trabalhar menos será bom para o meio ambiente, com menos emissão de carbono.

Felicidade

E por fim, Messenger afirma que ao trabalharem apenas quatro dias por semana as pessoas ficarão mais felizes. Estudos mostraram índices mais baixos de stress e de ansiedade nesses grupos com carga horária reduzida.

Para o especialista, o avanço na direção de uma semana de trabalho menor significa um passo na longa estrada para uma sociedade feliz, saudável e mais sustentável.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031