Em Angola, Unicef destaca importância da higiene na prevenção do ébola

Ouvir /

Fundo das Nações Unidas para a Infância informa que Dia Mundial da Lavagem das Mãos é ocasião para realçar o papel que a higiene com água e sabão desempenha na prevenção de doenças.

Dia Mundial da Lavagem das Mãos. Foto: Unicef

Herculano Coroado, de Luanda para a Rádio ONU.

No Dia Mundial da Lavagem das Mãos, comemorado este 15 de outubro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está a fazer um alerta sobre a importância da higiene na prevenção do ébola.

Segundo o Unicef, muitas doenças comuns contagiosas e até fatais, como a diarreia, podem ser prevenidas com a lavagem das mãos. Muitas vezes, as vítimas são crianças que facilmente levam as mãos à boca sem as lavar, como observa o representante do Unicef em Angola, Francisco Songane.

Cólera

"Se isto está contaminados de fezes, ela é a primeira vítima a contrair doenças diarreicas, e não é por acaso que nós temos nas enfermarias das pediatrias muitos casos de diarreias em crianças."

Números recentes divulgados pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde indicam que em 2013, mais de 340 mil crianças com menos de 5 anos de idade morreram de doenças diarreicas devido à falta de água potável, saneamento e higiene básica em várias países africanos.

Outra doença que afecta Angola e preocupa o Unicef é a cólera.

"Mesmo a própria cólera, as vítimas que são afectadas sãos os adultos,  mas depois vem as crianças e quando afecta as crianças a situação é bastante severa."

Actividade Escolar

Em celebração ao Dia da Lavagem de Mãos, o Ministério da Educação de Angola emitiu uma instrução orientando todas as escolas do país a observar a data com enfoque na prevenção do ébola.

Como parceiro nesta campanha, o Unicef providenciou baldes com torneiras para facilitar as actividades de demonstração de lavagem das mãos. Neste ano, participam cerca de 50 mil alunos de Luanda, capital do país.

Em entrevista à Rádio ONU, Joaquim Castor, um vendedor de bebidas de rua reconheceu a gravidade da doença gerada pelo vírus ébola, que afecta África Ocidental.

Importância

"É muito importante lavar as mãos", porque às vezes você segura em algo e não lavando as mãos antes de comer ou beber água, poderá trazer-te uma doença."

Segundo o Unicef, a medida que a resposta ao ébola sobrecarrega severamente os serviços de saúde dos países afectados, a prática da lavagem das mãos torna-se ainda mais importante para prevenir essas doenças comuns.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031