Cepal quer mais ações para promover igualdade social na América Latina

Ouvir /

Durante viagem ao México, chefe da Comissão Econômica, Alicia Bárcena, menos distância entre os que têm mais e os que têm menos; ela fez palestra durante fórum que reuniu representantes da comunidade empresarial da região.

Alicia Bárcena. Foto: Cepal/Carlos Vera

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A secretária-executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, pediu mais ação para gerar igualdade socioeconômica na Amérca Latina e no Caribe.

Durante palestra na Universidade Nacional Autônoma do México, Alicia Bárcena afirmou que a região precisa de uma "nova geração de políticas sociais, acordadas por diferentes atores da sociedade e com uma visão de médio e longo prazo". Segundo ela, é preciso diminuir a distância entre pobres e ricos.

Empresas

Bárcena disse que os pactos entre toda a sociedade tornam-se mais relevantes num contexto onde, entre outras coisas, "a crise econômica ainda não se resolveu, os países mais desenvolvidos se recusam a modificar padrões de consumo e produção e a queda da pobreza diminuiu".

A secretária-executiva explicou como a integração regional e uma política industrial explícita nos países permitiriam cadeias no setor produtivo e ajudariam as empresas.

Bárcena declarou que "a efetiva redução da desigualdade em longo prazo requer além das políticas sociais, geração de empregos de qualidade, oferecer às pessoas empregos em atividades melhor remuneradas e de mais alta produtividade".

Tecnologia

A alta funcionária das Nações Unidas também esteve presente à segunda  Conferência Regional de Dados Abertos na América Latina e Caribe.

Alicia Bárcena defendeu o empoderamento à cidadania através do acesso pleno a tecnologias e à informação. Segundo ela, a região "precisa com urgência de um salto tecnológico com olho no futuro".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031