Ban pede que israelenses e palestinos retomem negociações de paz

Ouvir /

Secretário-geral fez o pedido pouco antes de deixar Israel, na terça-feira; ele visitou túneis subterrâneos utilizados para ações terroristas como por exemplo ataques em território israelense.

Ban em visita a túnel subterrâneo em Israel. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a israelenses e palestinos que retomem as negociações de paz.

Ban fez o pedido pouco antes de deixar Israel, na terça-feira. Ele disse que ficou "chocado" e "alarmado" quando visitou alguns túneis subterrâneos usados para ataques terroristas em território israelense.

Ataques Inaceitáveis

O chefe da ONU afirmou que tem condenado os ataques com foguetes realizados pelo grupo Hamas e também pelo uso dos túneis.

Segundo ele, as ações com foguetes que matam a população civil são inaceitáveis e devem ser condenadas.

Para Ban, ninguém deve viver sob a constante ameaça ou medo de um desses morteiros ou de uma invasão pelas passagens subterrâneas.

O secretário-geral disse que se reuniu com os líderes dos dois governos, israelense e palestino, e deixou claro que o ciclo de construção e destruição em Gaza tem de acabar. Ban fez a viagem logo após participar, no domingo, de uma Conferência Internacional para Reconstrução de Gaza, no Cairo.

Ele afirmou que a retomada das negociações de paz é a única opção viável para que os dois povos possam viver em paz, harmonia e segurança.

Segundo Ban, "tudo deve ser feito para se alcançar a solução de dois Estados vivendo lado a lado em paz e segurança". Durante a viagem a Israel, Ban também visitou Gaza para ver de perto os efeitos de 51 dias de confrontos entre israelenses e palestinos.

Os combates danificaram boa parte da infraestrutura de Gaza e deixaram por terra vilarejos inteiros em algumas áreas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031