Ban elogia Tunísia "por se manter fiel aos ideais da Primavera Árabe"

Ouvir /

Secretário-geral prometeu apoio ao país africano nas próximas eleições e na transição democrática; chefe da ONU disse que com integridade e liderança, revoluções pacíficas levam à estabilidade promissora.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (à esq.), e o presidente da Tunísia, Mohamed Moncef Marzouki. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, prometeu, esta sexta-feira, apoiar o processo de eleições na Tunísia e a transição democrática do país.

Ban chegou pela manhã em Túnis, a capital, e se reuniu com o presidente tunisiano, Moncef Marzouki.

Princípios

Falando a jornalistas depois do encontro, o chefe da ONU saudou "a forma como Marzouki está comandando o país, sem comprometer os princípios neste momento crucial na história da nação".

Ban declarou que as próximas eleições representam um marco no caminho da Tunísia à democracia.

Ele explicou que as Nações Unidas já estão ajudando ativamente a transição democrática fornecendo assistência técnica para a votação, para a justiça e também para a Constituição do país.

Em janeiro, o Parlamento tunisiano adotou a nova Constituição, aprovada depois das maciças demonstrações públicas que derrubaram o governo do presidente Zine El Abidine Ben Ali, em 2011. Esse foi o primeiro regime a cair na região durante a chamada "Primavera Árabe".

Sucesso

Ao falar sobre o sucesso alcançado pelo governo e pelo povo da Tunísia, Ban afirmou que "com integridade, liderança, compromisso e engajamento cívico, revoluções pacíficas levam à uma estabilidade promissora".

Segundo o secretário-geral, "os tunisianos mostraram o poder do diálogo nacional inclusivo". Para Ban, este é um exemplo importante para os países da região.

Ele explicou que "quando os líderes escutam a população, respondem às suas necessidades e trabalham pelas suas aspirações, os países desfrutam de paz e prosperidade".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031