Ban diz que ONU é mais necessária agora do que nunca em tempos de crises

Ouvir /

Secretário-geral fez a declaração para marcar o Dia das Nações Unidas, esta sexta-feira 24 de outubro; entre os maiores problemas ele citou pobreza, doenças, terrorismo, discriminação e mudança climática.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Evan Schneider

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral, Ban Ki-moon, afirmou que a ONU é mais necessária do que nunca neste momento de múltiplas crises.

A declaração de Ban foi para marcar o Dia das Nações Unidas, esta sexta-feira, 24 de outubro.

Pobreza

Ele citou entre os maiores problemas a pobreza, as doenças, o terrorismo, a discriminação e a mudança climática.

Segundo o chefe da ONU, milhões de pessoas continuam sofrendo vítimas de exploração deplorável seja através de trabalho forçado, tráfico de pessoas, escravidão sexual ou condições inseguras nas fábricas, campos e minas. A economia global continua em uma situação de desigualdade.

Ele disse que a criação das Nações Unidas foi uma promessa solene feita a todas as pessoas do mundo para acabar com tais ataques à dignidade humana, e mostrar o caminho para um futuro melhor.

Inspiração

Ban afirmou que têm havido contratempos dolorosos e que há muito trabalho pela frente para alcançar a visão da Carta das Nações Unidas. Mas o secretário-geral disse que todos podem se inspirar no que foi conquistado até agora.

Segundo ele, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU inspiraram a mais bem sucedida campanha anti-pobreza. Os tratados das Nações Unidas que procuram combater a desigualdade, tortura e racismo têm protegido as pessoas, enquanto outros acordos têm salvaguardado o meio ambiente. As forças de manutenção da paz da ONU têm separado forças hostis, os mediadores têm resolvido disputas e os trabalhadores humanitários têm distribuído ajuda para salvar vidas.

Ban finalizou a mensagem dizendo que neste momento crítico, a ONU reafirma o compromisso de empoderar os marginalizados e vulneráveis. No Dia das Nações Unidas, ele apelou aos governos e cidadãos do mundo que trabalhem por esta causa comum, para o bem de todos.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031