Ban: ajuda para combater ebola tem que ser pelo 20 vezes maior

Ouvir /

Chefe da ONU participou de encontro em Washington com representantes do Banco Mundial e do FMI; nesta sexta-feira, Assembleia Geral fará um encontro especial na sede em Nova York.

Ban Ki-moon discursa em Washington. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou que uma resposta eficiente e urgente ao surto de ebola é a melhor maneira de combater o medo da doença.

Ban fez a declaração num encontro, realizado nesta quinta-feira, em Washington com representantes da ONU, do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, FMI, entre outros.

Equipamentos médicos

O chefe da ONU disse que é preciso reforçar pelo menos em 20 vezes mais a mobilização de recursos para enfrentar o ebola. Ele citou equipamentos médicos, laboratórios móveis, helicópteros e veículos, além de treinamento do pessoal da área de saúde.

A doença já matou quase 3900 pessoas e deixou mais de 8 mil infectadas.

Em seu discurso, ele lembrou que a África Ocidental, região mais afetada pelo ebola, está com medo. Mas segundo Ban, o mundo também teme a doença.

África Ocidental

Há 10 dias, ele dirigiu uma reunião de alto nível sobre o ebola com líderes internacionais na sede da ONU. Entre eles, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O objetivo da comunidade internacional é conter o surto, tratar os doentes, providenciar serviços a quem precisa, preservar a estabilidade e evitar que o ebola entre em países não afetados pelo surto.

Ban Ki-moon elogiou a verba e o empréstimo de US$ 400 milhões, equivalentes a quase R$ 957 milhões. O dinheiro irá para os três países mais afetados pelo ebola: Libéria, Serra Leoa e Guiné.

O chefe das Nações Unidas reconheceu a coragem de vários profissionais de saúde dos três países africanos afetados. Ban disse que a situação ainda vai piorar antes de alcançar uma melhora, e afirmou que os casos de contaminação estão subindo com rapidez.

Nesta sexta-feira, a Assembleia Geral da ONU realizará um encontro especial para debater a resposta ao ebola. É a segunda reunião dos países membros sobre o tema nas últimas duas semanas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031