Unicef: quase 30 milhões de crianças em países em crise estão fora da escola

Ouvir /

Segundo o Fundo, número representa aproximadamente metade dos alunos fora das salas de aula em todo o mundo; escassez de fundos prejudica ainda mais os esforços de mantê-las estudando.

30 milhões de crianças estão fora da escola. Foto: Unicef

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York. 

Quase 30 milhões de crianças estão fora da escola em países afetados por emergências ou conflitos. Este número representa metade dos alunos fora das salas de aula em todo o mundo. 

A afirmação é do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Ebola

Segundo a agência, escolas têm sido alvo e milhões de crianças forçadas a deixar suas casas e seus estudos.

Na Libéria e em Serra Leoa, escolas primárias e secundárias permanecerão fechadas até pelo menos o final do ano. A causa é o surto de ebola. Segundo o Unicef, a medida vai impactar 3,5 milhões de crianças.

Conflito

Em países afetados por conflitos, o Fundo menciona que cerca de 290 escolas foram destruídas ou danificadas em confrontos recentes na Ucrânia. Mais de 100 foram usadas como abrigo para mais de 300 mil pessoas deslocadas durante o conflito mais recente em Gaza e precisam de reparos.

Atualmente, cerca de três milhões de crianças, metade da população escolar da Síria, não está frequentando salas de aula regularmente. Um terço das escolas pesquisadas recentemente na República Centro-Africana foram atingidas por balas, saqueadas ou ocupadas por grupos armados.

A agência da ONU lembra ainda que estudantes e professores têm sido mortos ou capturados no nordeste da Nigéria, incluindo mais de 200 meninas que ainda não foram libertadas.

Rádio

Com o objetivo de manter oportunidades de aprendizado para crianças, mesmo em meio a crises, o Unicef apoia esforços emergenciais de educação. Exemplos são salas de aula temporárias, locais de estudo alternativos para crianças deslocadas e refugiadas e fornecimento de suprimentos escolares, como mochilas e cadernos.

O Fundo apoia também estudos dirigidos para crianças que não podem sair de casa. Ele vai fornecer programas educacionais de rádio para crianças em países afetados pelo ebola.

No entanto, apesar da importância destes programas emergencias, segundo o Unicef, há escassez de recursos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031