Situação de direitos humanos na Eritreia permanece urgente, diz relatora da ONU

Ouvir /

Segundo especialista, violações continuam a ser cometidas em larga escala no país; Sheila B. Keetharuth esteve na Itália para buscar informações sobre imigrantes e refugiados eritreus.

Sheila Keetharuth. Foto: ONU/Amanda Voisard

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Violações de direitos humanos continuam a ser cometidas em larga escala na Eritreia, obrigando centenas de pessoas, muitas delas jovens, a saírem do país em busca de segurança.

O alerta foi feito nesta segunda-feira pela relatora especial das Nações Unidas para a situação de direitos humanos no país, Sheila B. Keetharuth.

Itália

Segundo a especialista, a "situação urgente de direitos humanos na Eritreia" persiste. Na semana passada, ela esteve na Itália para buscar informações sobre imigrantes e refugiados eritreus.

Até setembro deste ano, o país registrou 135 mil novas chegadas, com a maioria sendo resgatada pela operação Mare Nostrum. Os 32 mil eritreus seriam o grupo predominante.

Lampedusa

A relatora lembrou os que morreram na tragédia em Lampedusa no ano passado. Segundo estimativas, cerca de 3 mil pessoas, incluindo muitos eritreus, podem ter perecido desde o início do ano ao tentar cruzar o Mar Mediterrâneo.

Ela também falou que a situação económica está a deteriorar-se e que muitas famílias teriam dificuldade de sobreviver sem o apoio de amigos e familiares na diáspora.

Comissão

Na sexta-feira, a Comissão de Direitos Humanos anunciou a nomeação de Mike Smith e Victor Dankwa que vão se juntar à relatora especial como integrantes da Comissão de Inquérito para investigar supostas violações de direitos humanos na Eritreia.

Sheila B. Keetharuth pediu ao governo e ao povo do país, dentro e fora da Eritreia, assim como à comunidade internacional que cooperem tanto com a Comissão quanto com seu mandato.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031