ONU pede à comunidade internacional que continue a apoiar o Mali

Ouvir /

Encontro de alto nível sobre o país africano foi realizado neste sábado na sede das Nações Unidas; segundo Ban, a situação da segurança do Mali continua precária e "extremamente frágil".

Encontro ocorreu neste sábado, na sede da ONU. Foto: ONU/Rick Bajornas

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário-geral da ONU afirmou que a comunidade internacional precisa continuar a apoiar o Mali. O país está a ingressar num caminho de paz, estabilidade e desenvolvimento.

A declaração de Ban Ki-moon foi feita durante um encontro de alto nível sobre o Mali, que ocorreu neste sábado na sede da ONU em Nova Iorque.

Serviços Públicos

Ban lembrou que a situação da segurança do Mali continua precária e "extremamente frágil". Vários grupos armados estão a confrontar-se no país, apesar de vários acordos.

Segundo o líder da ONU, o Mali precisa de paz e estabilidade para que os refugiados possam retornar à casa, os direitos humanos sejam respeitados e os serviços públicos restaurados.

Ban disse ainda que o desenvolvimento e a justiça precisam de uma reforma, assim como as instituições de segurança.

Negociações

Além disso, Ban Ki-moon ressaltou o facto de que muitos civis e capacetes azuis do Mali estão a ser alvos de ataques de grupos terroristas.

O chefe da ONU afirmou que os ataques não irão alterar a determinação da ONU de apoiar o povo do Mali em sua busca pela paz.

O líder das Nações Unidas concluiu pedindo avanços nas negociações que estão a decorrer em Argel, capital da Argélia, e afirmou que o progresso tem sido lento.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031