ONU condena ataques suicidas que provocaram várias mortes na Somália

Ouvir /

Agências de notícias apontam para pelo menos 12 óbitos após a explosão de um carro armadilhado perto de Mogadíscio;  representante da organização quer que responsáveis sejam rapidamente levados à justiça.

Nicholas Kay. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

O representante especial do secretário-geral da ONU para a Somália condenou esta terça-feira uma série do que chamou "ataques terroristas" que mataram e feriram vários civis inocentes no país.

Em nota, Nicholas Kay afirma que os incidentes ocorreram esta segunda-feira em vários locais.

União Africana 

No incidente que se considera ter feito o maior número de vítimas, um carro armadilhado fez 12 óbitos. Segundo agências de notícias, o ataque teria como alvo as tropas da União Africana na Somália.

As agências citam o governador de Mogadíscio a contar que uma viatura com explosivos foi encostada num comboio dos militares que seguia para o sudoeste da capital somali. As milícias al-Shabab teriam reivindicado a autoria do ataque.

Sofrimento

Kay disse estar horrorizado após ter tomado conhecimento da morte de vários civis inocentes. A nota realça que “uma vez mais, os defensores da violência mostram que nada têm para oferecer, além do sofrimento continuo do povo somali”.

O apelo lançado aos somalis é que cooperem plenamente com as autoridades durante as investigações dos crimes e que possam garantir que os responsáveis sejam rapidamente levados à justiça.

Futuro

Em nome da organização, o representante reafirmou firmeza no apoio ao povo da Somália no trabalho para realizar a "esperança de um futuro pacífico e estável".

Kay realça que o momento deve ser de reconciliação, no interesse de todos no país. O responsável endereçou condolências às famílias e aos mais próximos das vítimas dos ataques.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031