OMS prevê 20 mil infetados com ébola até novembro

Ouvir /

Alerta está em estudo feito com o Imperial College, em Londres;  pesquisa afirma que se medidas de controlo não melhorarem rapidamente, os três países mais afetados em breve terão milhares de casos por semana.

Especialistas reunidos para discutir controle e prevenção do ebola. Foto: OMS

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alerta que o surto de ébola na África Ocidental pode se tornar uma catástrofe de saúde pública se não for controlado em breve.

Um estudo feito pela agência da ONU e o Imperial College, em Londres, calcula que até 20 mil pessoas na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri podem ser infectadas pelo vírus da doença até novembro deste ano.

Ações

A pesquisa afirma que se medidas de controlo não melhorarem rapidamente, os três países mais afetados em breve terão milhares de casos e mortes por semana.

Entre as ações citadas estão isolamento adequado de casos, melhoria na capacidade de tratamento, maior envolvimento das comunidades e apoio de parceiros internacionais, entre outras.

De acordo com a OMS, o surto já infectou mais de 5,8 mil pessoas com mais de 2,8 mil mortes.

Vacina

O diretor de estratégia da agência, Christopher Dye, falou sobre a questão.

O especialista afirmou que se nada for feito imediatamente, o crescimento exponencial que previsto vai continuar. Conforme acrescentou, não haverá poucos milhares de casos, mas provavelmente dezenas de milhares.

O estudo aponta que tratamentos e vacinas experimentais são promissores. No entanto, considera pouco provável que estejam disponíveis nas quantidades necessárias para que façam diferença substancial nas ações de controle por muitos meses, mesmo quando for provado que  são seguros e eficazes.

*Apresentação: Eleutério Guevane. Com reportagem de Patrick Maigua, da Rádio ONU em Genebra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031