OIT diz que Cooperação Sul-Sul oferece soluções concretas para desafios

Ouvir /

Afirmação foi feita pelo vice-diretor-geral da agência, Gilbert Houngbo; para ele, sistema promove a boa governança e proteção social.

Gilbert Houngbo. Foto: Pnud

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O vice-diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, OIT, Gilbert Houngbo, afirmou que a Cooperação Sul-Sul oferece soluções reais e concretas para enfrentar os desafios de desenvolvimento.

A declaração foi feita para marcar o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, esta sexta-feira, 12 de setembro.

Instrumento

A OIT tem sido um importante instrumento na apresentação de boas práticas e soluções para os problemas do hemisfério sul, como também, de parceiros através de uma modalidade triangular de cooperação.

Essa modalidade inclui a participação de governos, empregados e sindicatos dos trabalhadores que juntos buscam encorajar a boa governança e a solidariedade para o progresso econômico e, ainda, avançar com as proteções sociais.

Com 1,2 bilhão de pessoas vivendo na extrema pobreza no mundo, Houngbo declarou que a criação de empregos decentes e a redução das desigualdades são prioridade máxima.

O vice-diretor-geral da OIT afirmou que a Cooperação Sul-Sul juntamente com a cooperação triangular da agência estão levando a criação de soluções inovadoras para erradicar a pobreza.

Oportunidade

A ONU afirma que a Cooperação Sul-Sul oferece uma oportunidade viável aos países em desenvolvimento para alcançar um crescimento econômico e desenvolvimento sustentáveis.

Segundo a organização, as nações em desenvolvimento têm a responsabilidade de promover e implementar a cooperação Sul-Sul, não como substituta, mas como um complemento da Cooperação norte-sul.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031