Na ONU, Obama reafirma prioridade de deter ébola

Ouvir /

Presidente dos Estados Unidos falou sobre as ações do país em resposta ao surto na África Ocidental durante encontro de alto nível; secretário-geral disse que doença mata mais de 200 pessoas por dia.

Combate ao vírus na Libéria. Foto: Unmil

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Em reunião de alto-nível sobre o ébola nesta quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que a doença é horrível e que "numa área em que crises regionais podem rapidamente tornar-se ameaças globais, deter o ébola é do interesse de todos." O surto já registou 6263 casos e 2917 mortes.

O evento decorre na sede das Nações Unidas. O secretário-geral, Ban Ki-moon, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margareth Chan, e o primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, também estão presentes.

Países afetados

Entre os participantes do encontro de alto nível na sede da ONU, estão o presidente da Guiné, Alpha Condé e via teleconferência, a presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf e chefe de Estado da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma.

Falando no encontro, Obama declarou que deter o ébola é prioridade para os Estados Unidos, tendo mencionado as ações do país em torno da questão. O presidente norte-americano afirmou que é necessária resposta rápida e de todos.

Obama disse que "os Estados Unidos farão a sua parte e que continuarão a liderar, mas que o surto deve ser uma prioridade para todos".

Na abertura do encontro o secretário-geral da ONU afirmou "que o ébola mata mais de 200 pessoas por dia, dois terços dos quais são mulheres". Ban indicou que os povos da Libéria, da Serra Leoa e da Guiné Conacri enfrentam o surto mais mortífero já visto da doença.

As Nações Unidas lançaram nesta quinta-feira uma página em inglês na internet sobre resposta internacional ao ébola. O endereço é http://www.un.org/ebolaresponse .

*Apresentação: Eleutério Guevane.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031