Na Cimeira do Clima, prefeitos anunciam promessas de cortes de carbono

Ouvir /

Rádio ONU conversou com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que afirmou que as cidades viraram referência no compromisso com as mudanças climáticas.

Eduardo Paes. Foto: Rádio ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

Prefeitos de cidades em todo o mundo anunciaram nesta terça-feira que vão expandir seus compromissos para aumentar ações de resiliência climática, programas de eficiência energética e mecanismos de financiamento.

A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 454 megatoneladas até 2020.

Pacto

De acordo com uma nota divulgada pela ONU, esta e outras iniciativas anunciadas na Cimeira do Clima têm como objetivo abordar os efeitos do desenvolvimento no meio ambiente, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Este plano específico, conhecido como Pacto Global de Prefeitos, agrega mais de 2 mil cidades, incluindo mais de 200 com metas e estratégias específicas para redução de gases de efeito estufa.

Cerca de 60% da população do mundo viverá em cidades até 2030.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou à Rádio ONU durante o encontro sobre clima na sede da organização.

"Acho que as cidades viraram referência neste compromisso com as mudanças climáticas, com a diminuição das emissões. Acho que é uma tentativa do próprio secretário-geral de provocar os países a seguirem os padrões das cidades. As cidades têm uma capacidade enorme de ajudar os países nessas funções, óbvio que isso pressupõe, ajuda, financiamento, então é uma primeira experiência das cidades neste palco que é das nações. E o que a gente quer aqui é provocar para que os países possam avançar e tomar as decisões necessárias."

Além de representantes das cidades, governos nacionais e organizações do setor privado também participaram da Cimeira do Clima.

* Apresentação: Edgard Júnior.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031