Leonardo DiCaprio é o novo Mensageiro da Paz das Nações Unidas

Ouvir /

Secretário-geral anuncia que ator americano fará discurso na Conferência do Clima, na próxima terça-feira; em entrevista a jornalistas, Ban Ki-moon diz que ebola e múltiplas crises mundias serão destaques da Assembleia Geral.

Assembleia Geral abre nova sessão. Foto: Rádio ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU apresentou esta terça-feira os principais tópicos que serão discutidos na 69ª sessão da Assembleia Geral, que começa neste 16 de setembro.

Em conversa com jornalistas, na sede da organização em Nova York, Ban Ki-moon também aproveitou o encontro para fazer um anúncio. 

Mudança Climática 

O secretário-geral informou que o ator americano Leonardo DiCaprio acaba de ser nomeado Mensageiro da Paz da ONU, com foco nas questões relacionadas à mudança climática.

Ban disse que a primeira participação de DiCaprio numa reunião das Nações Unidas será na abertura da Conferência do Clima, que ocorre na próxima terça-feira, dia 23.

Compromisso

O secretário-geral lembrou que por meio de sua fundação, o ator "tem um compromisso com a causa ambiental". Ban Ki-moon destacou que a conferência terá dois objetivos: mobilizar vontade política para um acordo climático e "criar passos ambiciosos para reduzir as emissões de gases" que causam o efeito estufa.

Nos debates de alto nível da Assembleia Geral, Ban disse que os líderes mundiais irão debater "a violência horrenda na Síria e no Iraque" e ações contra "a séria ameaça à paz e à segurança globais".

Dimensões Perigosas

O secretário-geral citou que o mundo enfrenta crises múltiplas, cada uma com sua dinâmica, mas todas envolvendo "atrocidades contra civis e crianças". Ban falou nas "perigosas dimensões sectárias, étnicas e tribais" dos conflitos.

A nova sessão da Assembleia Geral também tratará da situação em Gaza, Líbia, Mali, Nigéria, Sudão do Sul, República Centro-Africana e Ucrânia.

Outro foco especial, segundo Ban Ki-moon, será no combate ao ebola. Na quinta-feira, o Conselho de Segurança fará uma reunião de emergência sobre o surto, onde será definido um plano de ação internacional.

Na próxima semana, será a vez da Assembleia Geral fazer uma sessão de alto nível sobre as necessidades dos países e das pessoas afetadas pelo vírus.

Os debates de alto nível começam a partir do dia 24, com a abertura do Brasil e a participação de mais de 140 chefes de Estado e de governo.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031