Japão faz doação para prevenir entrada do ébola na Cote d'Ivoire

Ouvir /

Montante de US$ 180 mil será adicionado aos esforços de apoio ao país africano; gestão do programa será feito pelo Pnud;  investimento inclui melhorar capacidades de agentes de segurança a atuar nas fronteiras.

Combate ao vírus na Libéria. Foto: Unmil

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, anunciou que vai contribuir para reforçar as capacidades da polícia marfinense com vista a prevenir o aparecimento e a propagação do ébola.

A agência anunciou que recebeu US$ 180 mil do Japão a serem aplicados na Cote d'Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim. O país ainda não registou nenhum caso de infeção pelo vírus.

Vigilância

Nesta quinta-feira, o Conselho de Segurança debate o estado da epidemia numa reunião de emergência que vai abordar a resposta ao surto. Mais de 2,4 mil pessoas morreram e 5 mil foram infetadas, com maior gravidade na Libéria, na Serra Leoa e na Guiné-Conacri.

O coordenador do Pnud em Cote d'Ivoire, Babacar Cissé, considerou absolutamente essencial reforçar a vigilância epidemiológica, a prevenção e aumentar a consciência sobre as formas de transmissão.

A agência disse estar empenhada em participar num plano de resposta apropriada como parte do apoio às autoridades locais nos esforços para prevenir e lidar com o eventual surgimento do vírus.

Pretende-se que o projeto esteja concentrado em desenvolver as capacidades do pessoal de segurança colocado nas fronteiras. O valor japonês deve apoiar a educação da comunidade e atividades de extensão.

Prevenção

Por outro lado serão capacitadas as forças de segurança na prevenção, cuidados, tratamento e fornecimento de equipamentos médicos.

Em três meses, a meta é formar mais de 2,3 mil trabalhadores de esquadras da polícia próximas das fronteiras terrestres e grandes cidades. O projeto prevê também também servirá para difundir mensagens em aeroportos, portos e estações ferroviárias.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031