Especialista independente da ONU quer que mundo reduza gastos militares

Ouvir /

Alfred de Zayas afirmou que fundos devem ser redirecionados para desenvolvimento; ele disse que dinheiro tem que ir para serviços de educação, saúde e para criação de empregos.

Alfred De Zayas. Foto: ONU/Amanda Voisard

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova York.

O especialista independente de Direitos Humanos da ONU, Alfred de Zayas, pediu esta quarta-feira, redução significativa dos gastos militares globais.

Ele quer que os fundos sejam redirecionados para o desenvolvimento e para transparência em como os governos priorizam seus orçamentos.

Educação e Saúde

De Zayas, que é especialista para a promoção da democracia, disse que o dinheiro deveria ser transferido dos gastos militares para os setores de educação e saúde.

Além disso, ele disse que os fundos podem ser usados na criação de empregos, no fortalecimento do Estado de Direito e na justiça.

De Zayas afirmou que o desarmamento para o desenvolvimento é uma estratégia vencedora para povos e Estados que ajudará também na implementação dos direitos ao desenvolvimento e da agenda pós-2015.

O especialista da ONU declarou que "chegou a hora de reduzir os gastos militares e investir em pesquisas para descobrir as causas dos conflitos e em estratégias para evitar e acabar com eles".

Custo Humano

Dados do Banco Mundial mostram que os gastos militares podem consumir até 40% dos orçamentos dos países.

De Zayas disse que "o custo humano de cada conflito armado é surpreendente e que o custo econômico das guerras pode continuar por várias gerações".

O especialista afirmou que "os gastos militares excessivos têm sua própria lógica e dinâmica. O lucro gerado pelos negócios da indústria de armas pode minar o objetivo legítimo de proteção da população contra ameaças externas".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031