Ébola: Chefe da ECA anuncia visita de alto nível à África Ocidental

Ouvir /

Em entrevista à Rádio ONU, secretário-executivo afirmou que "doença é controlável"; Carlos Lopes diz que são necessárias propostas "mais radicais" para conter o surto.

Agentes de saúde na Libéria. Foto: ©Unicef/NYHQ2014-1027/Jallanzo

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para a África, ECA, afirmou que vai liderar em breve outra visita de alto nível à região afetada pelo ébola.

Carlos Lopes falou à Rádio ONU nesta quinta-feira antes da reunião de alto nível sobre a doença na sede da organização.

Surto

Ele disse que este é o 14º surto da doença e que os anteriores foram controlados.

"É o primeiro surto que surge fora do epicentro onde se conhecia a doença que era a África Central. Portanto, neste momento, para a África Ocidental isto é algo de novo e, portanto, há uma certa reação, uma certa histeria na reação. O que é preciso é saber que o ébola é controlável. Do ponto de vista da transmissão, é uma transmissão que, na realidade, é mais difícil de fazer do que a transmissão, por exemplo, da tuberculose."

O chefe da ECA comentou sobre transmissão da doença e a situação socioeconómica dos países afetados.

"A razão pela qual se está a propagar com esta velocidade é porque a situação socioeconómicas das populações afetadas é tão pobre, a capacidade médica é tão fraca que, de facto, não há meios de contenção. Vê-se, por exemplo, que um país como a Nigéria, que já tem um pouco mais de meios, já conseguiu conter. Mas aqui, neste caso, precisamos de uma força de contenção. Temos que ter uma proposta muito mais radical e é isso que se está a construir neste momento."

Lopes falou ainda sobre o impacto económico do ébola nos países afetados e sublinhou que estes serão marcadas de forma negativa nos próximos anos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031