Ban pede fim de conflitos para marcar Dia Internacional da Paz

Ouvir /

Secretário-geral participou da tradicional cerimônia do sino da paz antecipando a data de comemoração em 21 de setembro; ele pediu um minuto de silêncio em homenagem àqueles cujos sons da paz são abafados por explosões de bombas e mísseis.

Ban Ki-moon na cerimônia do Dia Internacional da Paz. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu o fim dos conflitos mundiais esta sexta-feira para marcar antecipadamente o Dia Internacional da Paz, comemorado em 21 de setembro.

Na tradicional cerimônia do sino da paz, um presente do governo do Japão, Ban disse que tocaria o sino como um pedido pela paz e por um dia sem violência e para que os grupos em confronto baixem suas armas.

Missão

O chefe da ONU disse que a cerimônia do sino da paz representa a missão central das Nações Unidas.

Ban pediu aos participantes um minuto de silêncio em homenagem àqueles cujos sons da paz são abafados por explosões de bombas, mísseis e metralhadoras.

Ele convidou todos os amantes da paz a celebrar a diversidade da humanidade.

Mensageiros da Paz

Participaram do evento os Mensageiros da Paz da ONU, a antropóloga Jane Goodall, e os músicos Yo-Yo Ma e Midori Goto. Ban agradeceu também a Yoko Ono por ter permitido a utilização da música Imagine, de John Lennon, nas comemorações desta sexta-feira.

O secretário-geral lembrou que este ano marca o 30º aniversário da Declaração da Assembleia Geral sobre o Direito dos Povos à Paz. Ele disse que o documento reafirma que o progresso e o bem estar dependem de uma vida sem guerra.

Morte e Destruição

Ban explicou que os conflitos impedem o desenvolvimento e deixam um legado de morte e destruição, com perdas econômicas e uma geração perdida.

O chefe da ONU reafirmou que a paz é fundamental para o progresso sustentável e para os direitos humanos.

Segundo ele, há sete décadas a comunidade mundial prometeu salvar futuras gerações do flagelo das guerras. Ban disse que com a aproximação dos 70 anos da fundação da ONU, todos devem continuar sendo liderados por esta vontade pela paz.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031