Ban anuncia revisão das operações dos soldados de paz da ONU

Ouvir /

Secretário-geral disse que os riscos contra as tropas de manutenção da paz da ONU estão aumentando; ele afirmou que militares e civis terão de se adaptar às exigências das crises e dos conflitos do século 21.

Boinas-azuis da ONU. Foto: Unmiss

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou esta sexta-feira uma ampla revisão das operações dos boinas azuis.

Ban fez a afirmação durante Conferência sobre as Tropas de Paz das Nações Unidas, que contou com a participação do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Século 21

O chefe da ONU declarou que do norte do Mali às Colinas de Golã, os riscos enfrentados pelos boinas azuis estão aumentando. Segundo ele, as tropas terão de se adaptar rapidamente às exigências das crises e dos conflitos do século 21.

Ban disse que "a situação da segurança global está mudando drasticamente" e deu como exemplos conflitos civis misturados com terrorismo, crime organizado e crises de saúde, como o ebola, que ameaçam milhões de pessoas.

Segundo ele, na maior parte das vezes, esses perigos transcendem fronteiras.

Ban contou que as tropas de manutenção da paz da ONU têm mais de 130 mil soldados, policiais e civis espalhados pelas regiões mais perigosas do mundo.

Mais Apoio

O secretário-geral citou que com o aumento dos riscos e dos desafios, os Estados-membros vão ter de fornecer mais apoio para que as tropas possam ser enviadas rapidamente, operar em condições de segurança e proteger os civis das regiões afetadas.

Ban falou também sobre a necessidade da formação de parcerias sólidas com organizações regionais, especialmente na África, onde muitas missões da ONU já trabalham lado a lado com forças da União Africana.

Tendo em vista a preparação para enfrentar novas situações, o chefe da ONU criou um painel de alto nível que vai revisar as missões políticas e militares com o objetivo de melhorar a capacidade de adaptação.

O vice-presidente americano seguiu a mesma linha de Ban ao dizer que "a demanda por tropas de paz internacionais nunca foi tão grande".

Segundo Biden, os boinas azuis enfrentam desafios que vão desde a proteção de civis contra violência sexual na República Democrática do Congo ao combate de extremistas no Mali.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031