Agências da ONU levam ajuda a milhões afetados por crise no Iraque

Ouvir /

Cerca de 1,8 milhão de passoas foram deslocadas desde janeiro deste ano; quase metade são crianças; Unicef lançou pesquisa sobre mutilação genital feminina na região autônoma do Curdistão.

Ajuda humanitária no Iraque. Foto: Acnur/E.Colt

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Apesar da violência e deslocamentos no Iraque, agências da ONU e parceiros estão respondendo à atual crise humanitária com ações em todo o país.

A informação é do Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha.

Emergência

O país está enfrentando uma emergência crescente com até 1,8 milhão de iraquianos deslocados desde o início deste ano. Segundo o Ocha, a população em risco precisa de abrigo, proteção e assistência humanitária básica.

Agências da ONU têm distribuido ajuda de emergência em todo o país, complementando as ações de autoridades locais e em cooperação com organizações não-governamentais iraquianas e internacionais.

Mutilação Genital

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, junto com parceiros que incluem o governo regional autônomo do Curdistão lançou a primeira pesquisa sobre as causas da mutilação genital feminina na região. Ela incluiu 827 famílias nas províncias de Erbil e Sulimaniyeh.

Segundo o Unicef, a prática permace uma preocupação no norte do Iraque, mas sua incidência está em queda.

Resultados da pesquisa revelam que os índices de mutilação entre mulheres na região aumenta com a idade. Isto indicaria que número menor de meninas das gerações mais novas foram sujeitas à prática.

De acordo com o representante do Fundo no Iraque, Marzio Babille, acabar com a mutilação genital feminina em todo o mundo "é central ao mandato do Unicef de eliminar a violência contra meninas e confrontar desigualdades de gênero".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031