Unicef bate recorde em envio de ajuda humanitária em agosto

Ouvir /

Agência da ONU entregou suprimentos de emergência para crianças em diversos países; Oriente Médio e África foram os principais alvos da assistência.

Foto: Unicef/Eyad El Baba

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova York*.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, bateu o recorde em envio de ajuda humanitária neste mês de agosto.

Segundo a agência da ONU, foram entregues mil toneladas de suprimentos de emergência para crianças em diversas regiões de conflito espalhadas pelo mundo.

Operação

O Unicef afirmou que essa foi a maior operação de assistência na história da organização. A diretora da divisão de suprimentos, Shanelle Hall, afirmou que "agora é vital manter os corredores humanitários abertos para que a ajuda continue a chegar nas crianças que precisam".

Já prevendo um aumento nas operações de assistência para o conflito no Iraque e para o surto de ebola na África Ocidental, o Unicef reservou vários voos charter para a entrega da ajuda.

Nos últimos 27 dias, o depósito central da agência em Copenhague, na Dinamarca, depachou 33 carregamentos humanitários para as áreas mais problemáticas do mundo.

Oriente Médio e a África

O Unicef informou que o Oriente Médio e a África são as regiões que mais receberam ajuda neste mês.

No Iraque, a agência da ONU enviou 500 toneladas de suprimentos de emergência para famílias e crianças deslocadas no nordeste do país. Entre o material enviado estão alimentos, água, remédios e tendas.

A Libéria foi a segunda a receber mais ajuda do Unicef. Foram 248 toneladas de materiais, que incluíram equipamentos médicos de proteção para serem usados no combate ao surto de ebola.

Ainda na lista dos países que receberam ajuda estão, Síria com 245 toneladas de assistência que incluem purificadores de água, kits de educação e remédios para os sírios deslocados internamente e refugiados no Líbano e na Jordânia.

Sudão do Sul, República Centro-Africana e Palestina estão entre os que mais receberam ajuda de emergência do Unicef.

A agência diz que somente no Sudão do Sul, quase 1 milhão de crianças menores de cinco anos vão precisar de tratamento para desnutrição neste ano.

*Apresentação: Laura Gelbert.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031