Unicef aumenta proteção a crianças em Gaza durante cessar-fogo

Ouvir /

Pausa temporária termina nesta segunda-feira; escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, lançou um atlas sobre a recente crise.

Menina chora durante atendimento no hospital al-Shipa, em Gaza. Foto: Unicef/Eyad El Baba.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York*.

A pausa nos confrontos ajudou o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, a levar assistência para crianças na Faixa de Gaza. De acordo com a agência, uma paz contínua é necessária para alcançar outras centenas de milhares que precisam de apoio para reconstruir suas vidas.

A diretora-executiva adjunta do Fundo, Yoka Brandt, disse que o "conflito tem tido um impacto arrasador nas crianças, que constituem metade da população em Gaza".

Apelo

Ela esteve na região na semana passada onde se encontrou com crianças feridas e deslocados. Ele também falou com crianças em Sderot, no sul de Israel.

Brandt disse que o cessar-fogo permitiu que equipes técnicas apoiadas pelo Unicef começassem a consertar infraestrutura danificada por ataques aéreos e bombardeios, incluindo sistemas de saneamento e água.

O Fundo lançou um apelo de US$13,7 milhões, o equivalente a quase R$31 milhões, para as crianças e as famílias em Gaza.

Atlas

O Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, lançou um atlas sobre a crise em Gaza neste ano.

O mapa, que tem 108 páginas, pode ser baixado da internet. Ele tem imagens de satélites do local, localizações de abrigos e instalações de saúde e educação.

Segundo o Ocha, o atlas é uma "ferramenta vital para organizações humanitárias e de desenvolvimento", e também um recurso valioso para pessoas atuando em Gaza e aos que desejem melhor entender o impacto da recente escalada dos confrontos.

*Apresentação: Edgard Júnior.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031