Unesco apoia rádio comunitária para combater ébola na Serra Leoa

Ouvir /

Com a ajuda da agência da ONU, emissora ampliou horário de transmissão e de cobertura; Rádio Bintumani está localizada no único distrito do país que ainda não registou nenhum caso da doença.

Prevenção do vírus na Libéria. Foto: Unmil/Staton Winter

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova Iorque.*

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, está a apoiar a rádio comunitária Bintumani para combater o surto de ébola na Serra Leoa.

Com a ajuda da Unesco, a emissora ampliou a área de cobertura e aumentou as horas de transmissão.

Força Tarefa

A rádio está localizada no distrito de Koinadugu, o único até agora a não registar um único caso da doença, apesar de fazer fronteira com a Guiné-Conacri, onde a epidemia foi incialmente detectada.

O governo da região e organizações humanitárias criaram a Força Tarefa Ébola, que tem sido eficaz ao usar o rádio para passar informações para a população.

Até há pouco tempo, a cobertura era limitada por causa da falta de um gerador de reserva e de equipamentos de transmissão, mas o problema foi solucionado com a doação de US$ 20 mil da Unesco.

Com o dinheiro, a emissora obteve novos equipamentos para ampliar a cobertura e as transmissões.

Surto

O surto de ébola foi registado na Guiné-Conacri em março deste ano e depois alastrou-se para a Libéria e a Serra Leoa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de mortos até agora chegou a 887.

A OMS aponta que a cepa do vírus atual, chamado Zaire, é a pior dos cinco tipos mais conhecidos da doença e pode matar nove em cada 10 pessoas infectadas.

Para a Unesco, a gravidade da epidemia é resultado das deficiências nos sistemas de saúde, como também, do medo, da resistência e da estigmatização das comunidades.

Além disso, a agência da ONU cita ainda o uso inapropriado dos equipamentos de protecção pessoal e práticas inseguras para enterrar os corpos das pessoas vítimas da doença.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031