Síria dá à luz quíntuplos semanas após fugir a pé do Iraque

Ouvir /

Agência da ONU para Refugiados disse que mulher yazidi, 27 anos,  estava grávida de sete meses; ela caminhou dois dias para escapar de militantes do grupo Estado Islâmico em Mossul; parto foi feito num hospital da Síria.

Bebês em hospital na Síria. Foto: Acnur

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Uma mulher de 27 anos deu à luz quíntuplos, semanas após fugir a pé da violência no Iraque. Segundo a Agência da ONU para Refugiados, Acnur, ela estava grávida de sete meses e a cesárea ocorreu num hospital da cidade de Qamishli, na Síria.

A jovem da minoria étnica yazidi é síria e casada com um iraquiano, por isso vivia em Mossul desde o ano passado. O casal consegiu escapar logo após militantes tomarem poder da cidade, em junho.

Sem Dinheiro

Ela contou ao Acnur que precisou andar a pé, durante dois dias, até chegar na fronteira entre Iraque e Síria. O casal estava com outras sete famílias yazidis e tinha apenas uma garrafa de água para compartilhar.

Segundo a agência da ONU, a mãe e os cinco bebês passam bem e estão hospedados com familiares na Síria. A jovem relatou ao Acnur estar preocupada com sua situação financeira e em não poder comprar fraldas e leite para os filhos.

O marido dela está desempregado e os irmãos também. A agência da ONU deu fraldas, lenços de limpeza e uma quantia em dinheiro para ajudar a família.

Violência Sexual

O Acnur está coordenando a resposta humanitária da ONU na Síria, em relação aos yazidis que fogem da violência no Iraque. Nesta quinta-feira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância alertou sobre assassinatos, raptos e violência sexual contra crianças e mulheres iraquianas.

O Unicef afirma que o tipo e o nível de violência contra minorias no Iraque estão entre os "piores já vistos neste século". Em Ninewa, perto da fronteira com a Síria, a agência documentou 123 casos de violações cometidas por grupos armados contra yazidis.

Em Dohuk, na região autônoma do Curdistão, o Unicef está fornecendo assistência psicossocial para mais de 3 mil crianças desalojadas.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031