Secretário-geral condena ataque no Mali

Ouvir /

Dois boinas azuis da ONU morreram e pelos menos sete ficaram feridos em ação suicida em Ber; Ban afirmou que essas operações não vão deter os esforços de paz das Nações Unidas.

Pessoas deslocadas no Mali. Foto: UNHCR/B. Sokol

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon condenou, este sábado, o ataque suicida em Ber, na região de Timbuktu, no Mali, que matou dois boinas azuis e feriu pelo menos outros sete militares das tropas das Nações Unidas.

Em comunicado, Ban afirmou que tais ações não vão deter a ONU de apoiar os esforços de paz no país africano.

Segurança

Ele enviou condolências às famílias dos soldados mortos e desejou rápida recuperação dos feridos. Ban desejou também melhoras aos três feridos em dois outros incidentes ocorridos nesta semana.

Apesar da melhora da segurança em 2013, a situação piorou desde o início deste ano no norte do Mali. Ataques com dispositivos explosivos contra tropas internacionais e do Mali impediram a retomada das atividades econômicas e de desenvolvimento.

Negociações de Paz

A primeira fase das negociações do processo de paz do país africano foi realizada em julho na Argélia.

A reunião terminou com a adoção de um plano aprovado por todas as partes envolvidas no conflito. A segunda fase começa neste domingo, também na Argélia.

O Conselho de Segurança reforçou a importância "de um processo de paz inclusivo aberto a todas as comunidades do norte do Mali". Segundo o órgão, o objetivo deve ser garantir uma solução política para o conflito, com paz e estabilidade de longo-prazo.

Além disso, todos devem respeitar a soberania e a integridade territorial do país.

Os 15 integrantes do Conselho de Segurança pediram que todas as partes respeitem o acordo de cessar-fogo firmado em maio, como também a Declaração para Cessar as Hostilidades assinada na Argélia.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031