Ban condena ataque em Gaza como "ultraje moral e ato criminoso"

Ouvir /

Ação neste domingo matou 10 civis palestinos que estavam perto do abrigo da Unrwa em Rafah; secretário-geral disse que "foi outra grave violação do direito internacional humanitário".

Famílias palestinas buscam abrigo em escolas da Unrwa, em Gaza. Foto: Unrwa

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU condenou o ataque deste domingo perto de uma escola da agência de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, em Rafah, na Faixa de Gaza.

Ban Ki-moon classificou o ato como "um ultraje moral, um ato criminoso e outra grave violação do direito internacional humanitário".

Investigação

Ele pediu uma investigação imediata sobre a operação e que os responsáveis sejam levados à justiça.

Ban declarou que os abrigos das Nações Unidas devem ser considerados "zonas seguras e não zonas de combate". Neste momento, a Unrwa controla 90 instalações que servem de abrigo para pelo menos 254 mil deslocados internos em Rafah.

Segundo Ban, as Forças de Defesa de Israel estão sendo informadas constantemente sobre a localização desses abrigos e escolas.

O secretário-geral disse que está profundamente consternado com a escalada da violência e a morte de civis palestinos desde a quebra do cessar-fogo humanitário em 1º de agosto.

Crise Humanitária

Para o chefe da ONU, "o ressurgimento da luta só tem agravado as crises humanitária e de saúde na Faixa de Gaza".

Ban afirmou que "a calma na região pode ser alcançada através da retomada do cessar-fogo e de negociações entre israelenses e palestinos no Cairo, Egito, para que os dois lados possam discutir a situação".

O secretário-geral voltou a exigir das duas partes o fim dos combates e o retorno ao caminho da paz. Ban disse que "essa loucura deve parar".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031