ONU e sociedade civil discutem nova visão para o desenvolvimento

Ouvir /

Temas do evento incluem erradicação da pobreza e combate à fome e às doenças; ONG LBV prevê relatar experiências da sua ação em países como Brasil e Portugal.

Parte dos organizadores da conferência. Foto: UN Photos.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Pelo menos 117 países estão representados na 65ª. Conferência Anual das Nações Unidas e das Organizações Não-Governamentais, que decorre desde esta quarta-feira em Nova Iorque.

O evento é realizado sob o tema "2015 e Mais Além: A Nossa Agenda de Ação", em tradução livre. A ONU refere que a intenção é discutir o caminho a seguir depois do prazo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, ODM.

Brasil e Portugal

A Legião da Boa Vontade, LBV, do Brasil, integra os participantes.

Em declarações à Rádio ONU, em Nova Iorque, a supervisora de Pedagogia, Maria Suelí Periotto, citou benefícios de experiências obtidas durante a atuação no seu país e em Portugal.

Maria – Cut 01

"Acreditamos que o caminho da educação é um caminho seguro para as mudanças, para o empoderamento, para uma conscientização que precisa vir desde muito cedo. Podemos dar qualquer aula sobre um tema, que seja ouvida. Podemos convidar os alunos a participar nos debates para que eles se sintam como protagonistas dessa mudança que nós esperamos para o mundo todo. É para isso que estamos aqui hoje e convidamos que a educação ela facilite e possibilite a voz do aluno, dentro da escola, para o bem do nosso planeta."

Pobreza

Em relação à próxima agenda de desenvolvimento global também serão discutidos no encontro assuntos como a erradicação da pobreza, a eliminação da fome e o combate às doenças.

Numa gravação de vídeo apresentada na abertura da reunião, o secretário-geral da ONU disse estar profundamente encorajado pela demonstração de interesse das ONGs que considera sem precedentes.

Influência

Ban Ki-moon afirmou que depende delas para pressionar os líderes mundiais a seguir o caminho certo, tendo destacado a influência das entidades da sociedade civil sobre as populações.

O chefe da ONU declarou que a organização está agora pronta para fazer decisões monumentais para o mundo, e disse contar com as ONGs para ajudar a moldar uma nova visão para o desenvolvimento sustentável.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031