ONU declara mais alto nível de emergência humanitária no Iraque

Ouvir /

Escala e complexidade da crise levou representante no país a fazer o anúncio; segundo Nickolay Mladenov, ação pode "facilitar mobilização para entrega de bens e fundos".

Foto: Acnur/ E. Colt

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas declararam "Emergência Nível 3" para o Iraque, que representa o mais alto nível de crise humanitária. O representante do secretário-geral no país disse que a ação foi tomada pela "escala e a complexidade da atual catástrofe".

Nickolay Mladenov acredita que a medida irá facilitar a mobilização de recursos, bens e fundos para garantir uma resposta humanitária às populações afetadas pelos deslocamentos forçados.

Curdistão

Segundo Mladenov, a situação de milhares de pessoas desalojadas nas montanhas de Sinjar continua sendo motivo de grande preocupação, já que muitos estão impossibilitados de sair da área.

Na capital da região autônoma do Curdistão, Erbil, o Unicef está ajudando pelo menos 12 mil cristãos que estão abrigados na área. Os ataques do grupo Estado Islâmico no norte do Iraque também levaram 200 mil a buscar refúgio na província de Dohuk.

Colchões

Várias agências da ONU estão mobilizadas na ajuda aos civis. O Alto Comissariado para Refugiados, Acnur, entregou colchões, cobertas e produtos de higiene para 30 mil abrigados no Curdistão.

O Programa Mundial de Alimentos, PMA, está fornecendo comida para 100 mil pessoas por dia. Caminhões do Unicef estão entregando 60 toneladas de itens, incluindo suplementos alimentares, soluções de reidratação oral e tendas para abrigo.

Outros Países

Grávidas e pessoas com problemas de saúde recebem assistência da Organização Mundial da Saúde, OMS. A agência e o Unicef também fazem uma campanha de vacinação contra a pólio.

O Iraque torna-se o quarto país a ter o mais alto status de emergência humanitária da atualidade. Os outros são República Centro-Africana, Síria e Sudão do Sul.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031