ONU alerta que 20% dos jovens têm problema de saúde mental

Ouvir /

Dado das Nações Unidas é destaque na mensagem do secretário-geral para o Dia Internacional da Juventude; Ban Ki-moon pede que seja "levantado o véu que mantém jovens no isolamento e no silêncio".

Atividades na Casa da ONU, em Brasília, terão como tema "Juventude Negra e a Paz". Foto: ONU/Divulgação

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Segundo o secretário-geral da ONU, uma nova publicação da organização mostra que por ano, 20% dos jovens de todo o mundo passam por algum problema de saúde mental. Os riscos são maiores durante a transição da adolescência para a vida adulta.

Ban Ki-moon destaca o estigma e a vergonha como parte do problema, fazendo com que os jovens evitem procurar ajuda. A mensagem de Ban marca o Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta terça-feira, 12 de agosto.

Baixo Investimento

Uma em cada cinco pessoas do planeta tem entre 15 e 24 anos de idade e 85% delas estão nos países em desenvolvimento.

O secretário-geral diz que neste ano, a ONU "quer ajudar a levantar o véu que mantém jovens presos numa câmara de isolamento e de silêncio". Ban diz que as barreiras podem ser maiores em países onde questões de saúde mental são ignoradas e há fraco investimento no setor.

Com isso, essas pessoas ficam mais vulneráveis à pobreza, à violência e à exclusão social. Segundo o chefe da ONU, com assistência adequada os jovens podem fornecer contribuições importantes para o futuro.

Moçambique

No Dia Internacional da Juventude 2014, Ban Ki-moon pede apoio aos jovens com problemas de saúde mental, para que consigam realizar todo o seu potencial.

Na sede da ONU, em Nova York, o secretário-geral vai receber uma convidada especial esta terça-feira: a estudante moçambicana Raquelina Langa, de 19 anos. Ela vai participar dos eventos do dia internacional da Juventude, que este ano tem como tema "Saúde Mental".

Brasil

Em Brasília, as Nações Unidas organizam atividades na Casa da ONU, com o tema "Juventude Negra e a Paz". Vários jovens grafiteiros do Distrito Federal vão criar um painel comemorativo nos muros do Complexo Sérgio Vieira de Mello.

Segundo dados do Censo de 2010, jovens de 15 a 29 anos de idade representam um quarto da população brasileira.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031