ONU alerta para "desastre de saúde" em Gaza

Ouvir /

Aviso foi dado pelo coordenador humanitário das Nações Unidas; James Rawley afirmou que os combates na região devem parar imediatamente.

Menina chora durante atendimento no hospital al-Shifa, em Gaza. Foto: Unicef/Eyad El Baba.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU alertou neste domingo para um "desastre de saúde" nos serviços e instalações médicas por causa dos intensos combates das últimas semanas na Faixa de Gaza.

A declaração foi feita pelo coordenador humanitário das Nações Unidas para a região, James Rawley. Ele afirmou que "os conflitos devem parar imediatamente".

Proteção

Em comunicado conjunto, Rawley, o diretor de operações da Agência de Assistência para Refugiados Palestinos, Unrwa, Robert Turner e o chefe interino do escritório da Organização Mundial da Saúde em Gaza, Ambrogio Manenti estão preocupados também com a segurança.

Eles reclamam da falta de proteção adequada para os trabalhadores e para as instalações do setor de saúde.

Segundo a ONU, depois de mais de três semanas de conflito um-terço dos hospitais, 14 clínicas e 29 ambulâncias foram danificados nos combates.

Violência

Além disso, pelo menos cinco trabalhadores do setor morreram e dezenas ficaram feridos. Aproximadamente 40% dos funcionários não têm condições de chegar ao local de trabalho por causa da violência.

Calcula-se que o número de deslocados internos na Faixa de Gaza tenha atingido 460 mil. Turner afirmou que "milhares de pessoas estão vivendo em condições horríveis" em escolas da Unrwa superlotadas, na casa de parentes ou em abrigos improvisados.

Manenti disse que o hospital al-Shifa, referência na região, está lotado com feridos e pessoas que buscam abrigo em suas instalações. Segundo o representante da OMS, "a capacidade de fornecer atendimento de saúde está severamente comprometida".

O coordenador humanitário da ONU lembrou que a lei internacional cita claramente as obrigações das partes envolvidas no conflito para respeitar e proteger não só as instalações médicas como também garantir a proteção do pessoal de saúde.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031