OMS alerta que surto de ebola está sendo subestimado na África

Ouvir /

Agência da ONU disse que epidemia está aumentando na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa; diretora-geral da organização se reuniu com grupo de embaixadores para discutir necessidades dos países atingidos pela doença.

Prevenção do vírus na Libéria. Foto: Unmil/Staton Winter

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde alertou que o surto de ebola na África Ocidental está sendo subestimado.

Segundo a OMS, o alcance da epidemia na Guiné, na Libéria, na Nigéria e em Serra Leoa pode ser muito maior do que o calculado inicialmente. Até agora, foram registrados 1975 casos com 1069 mortes.

Plano de Resposta

A agência da ONU afirmou que as operações do plano de resposta para combater a doença vão se estender pelos próximos meses, já que a expectativa dos especialistas é a de que o surto continue por mais algum tempo.

Em Genebra, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, informou que algumas fontes de transmissão do vírus ainda não foram identificadas.

Jasarevic explicou que as equipes médicas da agência continuam encontrando pessoas com ebola quando visitam áreas rurais.

Ele disse que a situação tem consequências não somente sobre os doentes e suas famílias, mas sobre toda a sociedade.

Impacto Negativo

O porta-voz declarou que o surto de ebola pode ter um impacto muito negativo na economia e nos aspectos sociais.

Além disso, Jasarevic citou também problemas nos setores humanitário e de segurança, especificamente em relação a restrições de viagens, falta de alimentos e de remédios.

Ele afirmou que a comunidade internacional precisa compreender que é necessário aumentar as operações de resposta e de assistência aos países atingidos pela epidemia.

Nesse sentido, o Programa Mundial de Alimentos, PMA, anunciou esta sexta-feira que está fornecendo comida para mais de 1 milhão de pessoas mantidas nas chamadas zonas de quarentena, região de fronteira entre Guiné, Libéria e Serra Leoa.

Leia mais.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031