Na Aliança das Civilizações, Ban diz que diferenças não devem dividir pessoas

Ouvir /

Tema do fórum é "Unidade na Diversidade"; encontro na Indonésia começou nesta sexta-feira; na cerimônia de abertura, o secretário-geral falou sobre violência em diversos locais no mundo.

Fórum Global da Aliança das Civilizações. Foto: ONU/Evan Schneider

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou esta sexta-feira na abertura do Fórum Global da Aliança das Civilizações, que "as diferenças não devem dividir as pessoas".

Ban disse que está inspirado com o tema do encontro na Indonésia, que é "Unidade na Diversidade".

Diálogo

O chefe da ONU falou que o trabalho da Aliança das Civilizações é abordar as causas de conflitos e "construir pontes para a paz".

Ele saudou o compromisso do grupo de diálogos inter-religiosos e interculturais. De acordo com Ban, ele é uma "ferramenta essencial" para previnir e resolver conflitos. 

O secretário-geral falou que todas as grandes religiões valorizam a paz e a tolerância e disse estar "especialmente ultrajado" pelos relatos de mortes brutais de civis pelo grupo Estado Islâmico.

Ban afirmou que não se pode permitir que comunidades sejam ameaçadas por crimes atrozes por causa de quem são e de suas crenças.

Cessar-fogo

Ele saudou o recente cessar-fogo no Oriente Médio e disse que palestinos e isralenses precisam desta chance para "retomar suas vidas sem medo". Ele voltou a defender um cessar-fogo sustentável.

O chefe da ONU agradeceu à equipe das Nações Unidas pela dedicação em lidar com as consequências dos conflitos.

Ele mencionou ainda que se encontrou com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e cerca de 500 outros jovens neste mês na sede da organização. O encontro marcou os 500 dias para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Espírito Humano

Segundo o presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, John Ashe, o foco da Aliança das Civilizações é construir a paz e transformar as raízes dos conflitos.

Ele mencionou que a iniciativa também destaca e promove "o que há de melhor no espírito humano", e formas positivas de comunicação. De acordo com Ashe, "é uma plataforma para ensino, compreensão e troca".

O alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações, Nassir Abdulaziz Al-Nasser, falou da importancia da paz e da segurança internacionais.

Ele afirmou que "não é possível alcançar desenvolvimento sem estabilidade, nem proteger direitos humanos sem segurança".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031