Moçambique: Angélique Kidjo visita actividades sobre desnutrição infantil

Ouvir /

Unicef diz que presença da Embaixadora da Boa Vontade vai destacar atividades sobre desnutrição infantil; mais de 43% das crianças abaixo dos cinco anos sofrem de malnutrição crónica no país.

Angélique Kidjo.

Ouri Pota, da Rádio ONU em Maputo.

A embaixadora da Boa Vontade do Unicef, Angélique Kidjo, está em Maputo, para concertos de jazz, a convite do More Jazz Series, uma iniciativa liderada pelo saxofonista e etnomusicólogo moçambicano Morreira Chonguiça.

Angélique Kidjo visita nesta quinta-feira, atividades sobre nutrição, na Comunidade do Bairro Madinguine, no distrito da Moamba, província de Maputo. A deslocação é feita ao abrigo dos programas apoiados pelo Fundo da ONU para a Infância, Unicef.

Agenda

Kidjo considera o momento oportuno para desempenhar o papel de embaixadora, uma vez a visita a Moçambique sempre foi adiada devido à sua agenda profissional. Ela disse estar feliz e que durante a visita vai manter o contacto com as mães, que chama "responsáveis pela existência das crianças no mundo."

A embaixadora da Boa Vontade do Unicef, lamentou ainda a situação das crianças e mulheres em África, e declarou que a atual situação não lhe dá orgulho. Defendeu que progresso depende de todos, ao lembrar que a culpa é de todos se uma criança num pais africano dorme sem comer, sem água potável, sem educação e boa saúde.

Visibilidade

O representante do Unicef Moçambique, Koen Vanormelingen, afirma que a presença da Angelique Kidjo trará visibilidade nas atividades sobre desnutrição infantil.

"Ela está a visitar Moamba hoje para poder observar a situação das crianças em Moçambique. Esta prevista que ela fale com as crianças, os pais, os agentes da saúde para poder entender melhor qual a situação e poder contribuir para advocacia e poder resolver este problema. A mensagem que leva para os pais está relacionada com a importância de uma nutrição adequada", disse.

A desnutrição contribui em grande medida para a proporção de mortes de crianças em Moçambique.

Natural do Benim, Angélique Kidjo é embaixadora da Boa Vontade do Unicef a nível global, desde 25 de Julho de 2002. Ela é defensora da educação da rapariga e de outras causas para a sobrevivência e desenvolvimento da criança.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031