Inspiradas por Malala, jovens querem montar biblioteca no Paquistão

Ouvir /

Após o ataque contra a estudante, duas americanas criaram um projeto de mídia social prestando apoio à paquistanesa e promovendo a literatura; Olivia e Lena já arrecadaram fundos para construir a biblioteca.

Lena Shareef, Malala Yousafzai e Olivia Curl na ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Em outubro de 2012, a estudante Malala Yousafzai sofreu um atentado e quase perdeu a vida enquanto voltava da escola para casa, no Paquistão. Na ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que a ação mostrou ao mundo o que realmente assusta os extremistas: "uma menina com um livro".

Inspiradas pelas palavras, duas universitárias americanas tiveram a ideia de criar uma campanha nas redes sociais em solidariedade à Malala. Nascia então o projeto #GirlWithABook, ou "Menina com um Livro".

Fotos

A proposta das amigas Olivia Curl, de 22 anos, e de Lena Shareef, 24 anos, era simples: elas inicialmente pediram para familiares e conhecidos tirarem uma foto lendo um livro.

A campanha tornou-se viral e logo elas conseguiram juntar 500 imagens, incluindo a participação do escritor Paulo Coelho e do secretário-geral da ONU. O projeto virou um livro, e na segunda-feira, as jovens tiveram a chance de conhecer pessoalmente Malala Yousafzai na sede das Nações Unidas.

Admiração

Em Nova York, Lena concedeu entrevista à Rádio ONU e contou o que mais admira na paquistanesa.

Lena Shareef disse que considera Malala "maravilhosa" e para ela, é incrível ver uma jovem do mesmo país que sua família ter tanto impacto mundial. Lena afirmou que Malala é sua fonte de inspiração.

Ação Beneficente

Ban participou da campanha lendo um livro com a neta

Já Olivia Curl explicou que todo o dinheiro arrecadado com a venda do livro será revertido para uma ação beneficente na terra natal de Malala: as duas amigas planejam montar uma biblioteca no Paquistão.

Segundo Olivia, a verba para a construção já foi alcançada e agora elas estão decidindo onde a biblioteca será instalada. O projeto tem a parceria da ONG Citizens Foundation.

Nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, as jovens continuam recebendo colaborações para o #GirlWithABook. Qualquer pessoa pode compartilhar uma foto lendo um livro, em apoio à educação para todos.

Leia também:

Ban e Malala respondem pergunta de brasileira sobre Metas do Milênio

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031