FAO pede apoio para vigilância de doenças em animais

Ouvir /

Agência da ONU afirmou que sistema para monitorar saúde é fundamental para prevenir ameaças a humanos; especialistas participam de conferência na Indonésia para discutir problema.

Foto: Banco Mundial/Simone D. McCourtie

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova Iorque*.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, pediu apoio contínuo da comunidade internacional para monitorar doenças em animais.

A FAO afirmou que o sistema de vigilância é fundamental para prevenir ameaças a humanos.

Ponto Fraco

O apelo foi feito na abertura da reunião da Agenda Global de Segurança na Saúde, que está a ser realizada esta quarta e quinta-feiras em Jacarta, Indonésia. Participam do encontro ministros da Saúde do mundo inteiro.

O veterinário-chefe da FAO, Juan Lubroth, disse que "a saúde animal continua a ser um dos pontos mais fracos sobre como o mundo lida com os riscos de doenças".

Segundo Lubroth, o surto de ébola na África Ociental é uma "lembrança trágica" da necessidade de mais apoio para os sistemas de saúde públicos nos países em desenvolvimento.

O representante da FAO referiu ainda sobre a importância de assegurar que as nações tenham condições de monitorar e responder às doenças de animais.

Objetivo

A FAO explica que apesar do objetivo principal na região ser evitar a transmissão do ébola entre humanos, os especialistas acreditam que o surto na África Ocidental começou quando o vírus passou de animais infectados para humanos.

Além disso, a agência da ONU cita outros surtos que tiveram como fonte os animais e afetaram humanos, incluindo a gripe aviária, a síndrome respiratória aguda, Sars e a síndrome respiratória do Médio Oriente, Mers.

Num relatório publicado em 2013, a FAO alertou que 70 por cento das novas infecções em humanos detectadas nas últimas décadas tiveram origem animal.

* Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031