Enviado de Ban para Guiné-Bissau quer desenvolvimento em clima de paz

Ouvir /

Ex-presidente e ex-primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe é o novo representante do secretário-geral para o país africano; Miguel Trovoada substitui o ex-presidente e prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta.

Miguel Trovoada. Foto: Rádio ONU

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova Iorque.

O ex-presidente e ex-primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Miguel Trovoada, assume nesta quarta-feira, 20 de agosto, o cargo de representante especial do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau.

Trovoada substitui o ex-presidente de Timor-Leste e prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta, que deixou a posição no final de junho.

Estabilidade e Paz

Em entrevista à Rádio ONU, o novo representante de Ban Ki-moon falou sobre suas expetactivas.

"Eu sobretudo constatei uma vontade inquebrantável da comunidade internacional, a começar pela afirmação do secretário-geral, Ban Ki-moon, de tudo fazer para apoiar o povo da Guiné-Bissau a fim de estabelecer as bases de seu desenvolvimento num clima de estabilidade e de paz."

Numa outra entrevista à Rádio ONU, o novo primeiro-ministro do país, Domingos Simões Pereira, disse anteriormente que esse é um momento especial para a Guiné-Bissau.

Ao ser perguntado sobre a cooperação nesta fase da política guineense,Trovoada disse que a nação africana passou por um momento longo de transição que culminou com a realização de eleições presidenciais e legislativas.

Maturidade

Segundo ele, tudo isso mostra maturidade do povo e da classe dirigente.

"Eu creio que tudo isso faz nos antever um período agora de estabilização das instituições, estabilização da vida política e da vida social, para que as bases de um crescimento económico e desenvolvimento social possam ser bem aceitos".

Trovoada disse que os países de língua portuguesa têm um papel a desempenhar assim como de outras comunidades que intervêm na Guiné-Bissau.

Ele afirmou que seria muito bom se todos pudessem encontrar uma plataforma de entendimento para estabelecer uma agenda única em prol do bem-estar do povo guineense.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031