Conselho de Segurança se reúne para discutir violência no Iraque

Ouvir /

Escritório de Assistência Humanitária alertou que milhares de iraquianos foram forçados a fugir de suas casas por causa dos conflitos na cidade de Sinjar; Unesco alarmada com relatos de violações em várias universidades do país.

Iraquianos deslocados. Foto: Ocha

Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança se reúne na tarde desta quinta-feira, para discutir a situação no Iraque. A informação foi dada pelo porta-voz da ONU, Farhan Haq.

Haq informou que cerca de 200 mil pessoas podem ter fugido para a região do Curdistão. Os países-membros vão debater a violência em Sinjar

Violência

O Escritório das Nações Unidas de Assistência Humanitária, Ocha, informou que milhares de iraquianos foram forçados a fugir de suas casas por causa da violência em Sinjar.

O Ocha afirmou que essas pessoas precisam de ajuda urgente. Elas são cristãs e pertencem a minoria Yazidi.

Apesar de não ter confirmação independente dos acontecimentos, a agência da ONU citou autoridades iraquianas dizendo que pelo menos 50 mil pessoas estão isoladas no Monte Sinjair sem poder deixar o local.

Água e Comida

A ONU e parceiros estão fornecendo água, comida, serviços de saúde e de higiene aos deslocados.

Agências de notícias internacionais disseram que militantes do grupo Estado Islâmico, chamado inicialmente de Isil, tomaram a cidade de Qaraqosh na noite passada depois da retirada das tropas curdas.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, alertou também para relatos de violações das liberdades acadêmicas.

Os casos estão acontecendo em várias universidades nas cidades de Mosul, Tikrit, Anbar e Diyala.

Segundo a Unesco, professores, pesquisadores e estudantes estão sob pressão crescente, principalmente nas áreas de direito, religião e educação.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031