Conferência reúne meteorologistas de todo o mundo para discutir clima

Ouvir /

Previsão do tempo mais exata é um dos temas discutidos; cerca de mil cientistas e especialistas participam de encontro que termina nesta quinta-feira em Montreal, no Canadá.

Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Cerca de mil cientistas e especialistas de todo mundo estão reunidos em uma conferência inédita que termina nesta quinta-feira, em Montreal, no Canadá. O evento é promovido pela Organização Mundial de Meteorologia, OMM.

Um dos tópicos discutidos na primeira Conferência Mundial "Open Science"  de Meteorologia é a previsão do tempo.

Avanços

Segundo o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, "graças a grandes investimentos em pesquisa e observações, previsões num maior espaço hoje são tão confiáveis como as previsões curtas de 20 anos atrás".

Ele disse ainda que progresso científico contínuo vai fazer com que informações e previsões de tempo sejam ferramentas cada vez mais poderosas para redução de riscos de eventos extremos. Jarraud mencionou a importância também para gerenciamento de sistemas de transporte, energia e água.

A doutoranda em Meteorologia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, Isabel Porto Silveira, falou por telefone do Canadá à Rádio ONU sobre a conferência. Ela disse que a reunião é "bastante abrangente" em relação aos pontos de estudo sobre mudanças no tempo e no clima.

Dados

"Ao redor do mundo, as pessoas estão tentando melhorar a previsão do tempo, no sentido de modelos mais perfeitos estão sendo desenvolvidos, métodos de assimilação de dados observados estão sendo desenvolvidos também, isso ajuda que a previsão do tempo seja mais precisa. (…) Testes ao redor do mundo estão sendo feitos para que estes modelos sejam mais precisos."

A especialista também falou sobre a questão da previsão do tempo.

"Acredito que dos últimos 10 anos pra cá, a previsão tanto de tempo quanto de clima tenha melhorado muito e a força mundial para que isso aconteça é muito grande."

Ela disse que o Brasil está desenvolvendo um modelo de previsão do tempo em cooperação com outros centros mundiais. A especialista também falou sobre a diferença entre tempo e clima.

"A previsão de tempo, ela é pra agora, dentro uma semana, 10 dias. A previsão de clima é desde escalas de meses até escalas de anos e décadas. Então, quando a gente fala em clima, a gente fala de longo prazo, mudanças que acontecem a longo prazo. E tempo é isso que a gente vive diariamente."

Segundo a OMM, as comunidades de tempo e clima estão trabalhando juntas para estender a confiabilidade e utilidade de suas previsões a níveis além do que previamente se pensou possível.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031