Ban elogia primeiro-ministro iraquiano por apoiar sucessor

Ouvir /

Nouri al-Maliki retirou sua candidatura e disse que apoiará indicado para sucedê-lo; secretário-geral apela aos líderes políticos do país que trabalhem juntos para abordar "graves desafios" que o local enfrenta.

Nouri al-Maliki. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York*.

O secretário-geral da ONU elogiou nesta quinta-feira a decisão do primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki de retirar sua candidatura e expressar seu compromisso em apoiar Haider al-Abbadi, indicado pelo presidente do Iraque, Fuad Masoum, para sucedê-lo.

Segundo Ban Ki-moon, isto vai permitir que o processo de formação de um novo governo aconteça dentro do prazo estabelecido pela Constituição.

Oportunidade Histórica

O chefe da ONU apela aos líderes politicos no Iraque que aproveitem esta "oportunidade histórica redobrando seus eforços" para trabalherem juntos para abordar os desafios "graves e urgentes" que o país enfrenta.

Ban disse esperar pela "rápida formação de um governo inclusivo e de base-ampla" pronto para lidar de forma imediata com estas questões.

O representante especial do secretário-geral da ONU para o Iraque, Nickolay Mladenov, também saudou nesta quinta-feira a decisão de Nouri al-Maliki de apoiar a indicação de Haider al-Abbadi.

Deslocados

Dados do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, estimam que o número de deslocados internos que chegaram à região autônoma do Curdistão desde 6 de agosto é de 80 mil pessoas.

De acordo com agências de notícias, estima-se que a violência causada pelo grupo Estado Islâmico causou o deslocamento de 1,2 milhão de iraquianos de suas casas.

* Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031